sábado, 30 de março de 2013

Paineira Arvore Nativa


A paineira é uma arvore com características que chamam a atenção por sua bela folhagem , pelas época das sementes soltando a paina em um verdadeiro espetáculo  de beleza e seu tronco com espinhos bem característicos que não da para confundir a arvore mesmo com pequeno porte.
Alias esse pequeno porte que se dá muito rapidamente pois a paineira é uma arvore ideal para reflorestamento pelo seu rápido crescimento .
Caracteristicas Botanicas da Paineira :
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Subfamília: Bombacoideae
Género: Chorisia

Há várias espécies conhecidas como paineira no Brasil, quase todas pertencendo ao gênero Chorisia. De todas, a mais conhecida é a paineira da espécie Chorisia speciosa St.-Hill. da família Bombacaceae, nativa das florestas brasileiras.
É árvore com até 20 metros de altura, tronco cinzento-esverdeado com fortes acúleos rombudos, afiados nos ramos mais jovens. As folhas são compostas palmadas, e caem na época da floração. As flores são grandes, com 5 pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Seus órgãos reproductivos encontram-se unidos em um longo androginóforo. Os frutos são cápsulas verdes, que, quando maduras, explodem, expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação, que é chamada de paina. Uma grande paineira pode deixar um tapete branco de paina caída aos seus pés no final da época de frutificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário