quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Florada do ipê amarelo indica volta da chuva em Goiás

O ipê pode ser encontrado de Norte a Sul do Brasil, são mais de 800 espécies. O professor José Ângelo Rizzo, da Universidade Federal de Goiás, é um estudioso em botânica e explica que o ipê é uma árvore que varia de acordo com cada bioma. Cada tipo de ipê tem uma época de florada. É no fim do inverno que surgem as flores amarelas, mas antes delas vieram as roxas. Já o ipê branco, normalmente, é o último a enfeitar o cenário. O ipê amarelo já foi alvo de um decreto presidencial. Em 1961, o então presidente da República, Jânio Quadros, declarou que a espécie estaria imune ao corte, uma forma de tentar preservar a árvore, que já era considerada símbolo do Brasil. A madeira do ipê é muito valorizada pela resistência e flexibilidade. Já foi muito usada para tudo no Brasil, apesar da lei. saiba mais Globo Rural mostra série sobre árvores nativas brasileiras Hoje os produtores como o dono de uma fazenda perto de Goiânia preservam as árvores pela beleza. O funcionário Hudson Pires conta que ninguém pode mexer nos ipês. Na roça, há quem diga que quando o ipê amarelo floresce é sinal de que vem chuva. O phttps://youtu.be/FIUIGVYJPqUrofessor Rizzo confirma que o fator indicativo é real.

Primavera e comemoração do Dia da Árvore se aproximam.
Globo Rural preparou série de reportagens especial sobre árvores nativas.

Hoje os produtores como o dono de uma fazenda perto de Goiânia preservam as árvores pela beleza. O funcionário Hudson Pires conta que ninguém pode mexer nos ipês.
Na roça, há quem diga que quando o ipê amarelo floresce é sinal de que vem chuva. O professor Rizzo confirma que o fator indicativo é real.
Fonte:http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/09/florada-do-ipe-amarelo-indica-volta-da-chuva-em-goias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário